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Depois de anunciar em fevereiro que faria mudanças significativas em seu ranking de buscas, o Google cumpriu parte da promessa nesta semana: os sites que não forem adaptados para smartphones e outros dispositivos móveis cairão no ranking.

De acordo com a gigante californiana, a atualização afetará apenas os rankings exibidos em celulares e tablets.

Ainda segundo o Google, a atualização será aplicada apenas a páginas específicas, não a sites inteiros. “Com as pessoas fazendo cada vez mais buscas em seus dispositivos móveis, queremos ter certeza de que elas podem encontrar conteúdo não apenas relevante e oportuno, mas também fácil de ler e de interagir em telas menores”, disse uma porta-voz da empresa ao The Wall Street Journal.

O Google deixou claro, entretanto, que a adaptação a dispositivos móveis é apenas um dos 200 sinais que o algoritmo usa para determinar o ranking de resultados.

“Sites que não são tão responsivos como poderiam ser não irão desaparecer. Na verdade, eles ainda podem se classificar em um nível alto se tiverem um bom conteúdo que as pessoas realmente queiram”, disse a empresa em um post de blog.

A mudança, de acordo com o Google, deve ser feita porque a experiência com sites não responsivos é ruim. Fontes minúsculas, links que precisam que o usuário tenha “dedos finos” para serem clicados ou uma barra lateral que desce “eternamente” são alguns dos exemplos.

Para os negócios, um site que não se adapta também é ruim: uma pesquisa mostrou que 74% das pessoas estão mais propensas a voltar para um site se ele for mobile-friendly.

Toda a rede de Sites presente na internet é organizada basicamente por buscadores. Buscadores são sites especializados na pesquisa de conteúdo em toda a web, são eles o Google, Bing, Yahoo, entre outros. É graças a eles que você consegue encontrar os sites que procura e, muitas vezes, sites que nem estava procurando. Eles são responsáveis por organizar os sites de acordo com a relevância dos mesmos para o tema em que abordam, também como pelo número de acessos no site. O Google utiliza a pesquisa orgânica e pesquisa paga (Links Patrocinados) para buscar conteúdo na internet.

Neste artigo iremos lhe apresentar o que significa cada pesquisa e como os buscadores organizam os sites, além de lhe dar dicas de como Otimizar seu Site para que ele tenha melhor desempenho.

Pesquisa orgânica x Pesquisa paga

A pesquisa orgânica é a pesquisa que ocorre de forma natural, sem nenhum tipo de intervenção financeira, onde os buscadores organizam os sites que possuem maior relevância para seu tema. Os buscadores consideram relevantes não só o numero de acessos que o site recebe, mas também seu conteúdo, como o site é organizado, entre outros fatores. O principal desejo dos administradores de empresas é estar no topo da lista orgânica, pois isso irá aumentar visivelmente a confiabilidade da loja e atrair a atenção de clientes em potencial.

A pesquisa paga organiza os sites com apenas um critério: o valor que o buscador recebe em troca das posições dos sites. Basicamente, os sites pagam um determinado valor para o buscador para que fiquem em primeiro lugar na pesquisa mais rapidamente.

SEO x Adwords

Assim como existem as pesquisas de ranqueamento do Google, existem ferramentas que lhe auxiliam a melhorar seus resultados nelas. Cada tipo de lista possui uma ferramenta específica que, se usada da forma correta, poderá lhe trazer diversos benefícios. São essas ferramentas o SEO e o Adwords.

SEO

O SEO é direcionado as pesquisas orgânicas, portanto, não é necessário desembolsar valor nenhum para fazê-lo. Na verdade não é uma ferramenta em si, mas sim um conjunto de ações que farão seu site subir posições no Google. Ele é basicamente uma forma de otimizar seu site para que o Google o considerem mais relevante. Se feito de forma correta, o SEO pode fazer com que seu site suba várias posições nas pesquisas orgânicas do Google. É um procedimento gratuito que você pode fazer no conforto da sua casa, porém é trabalhoso e demora para apresentar resultados.

Google Adwords

O Google Adwords é um serviço do Google onde os sites pagam um determinado valor para o buscador colocá-los em uma boa posição nas pesquisas. O Google cobra os sites com um sistema chamado CPC (Custo Por Clique), que cobra um valor por cada clique que o site receber. Em troca, o Google mantém o site em destaque na pesquisa paga. Ao optar por adquirir esse serviço lembre-se que cada clique gera um custo, por isso cuide muito bem da campanha e fuja de formas automatizadas para criar campanhas, grupos de anúncios e CPC. Se tudo for feito automático, será como dar seu cartão de crédito a uma criança no mercado e pedir a ele que compre tudo que julgar necessário.

Graças a internet e a globalização, atualmente as pessoas têm acesso à informação quando e onde estiverem, via computadores, tablets ou celulares. O que os chefes de grandes empresas não percebem é o quanto as redes sociais, por exemplo, podem ser fatores influenciadores para a imagem de seus negócios. Os comentários e recomendações de consumidores de uma empresa muitas vezes passam mais confiança e credibilidade do que relatos de chefes e diretores.

Por que é tão importante trabalhar bem o marketing digital de sua empresa?

Quais os benefícios de fazer marketing digital bem feito? Acontece que, através de canais online de comunicação e redes sociais, clientes satisfeitos com seu negócio e com os benefícios obtidos com seu negócio provavelmente irão elogiar a empresa e publicar comentários positivos de suas experiências. Isso efetivamente traz novos consumidores e auxilia a empresa a construir um relacionamento longo e duradouro com seus clientes e potenciais clientes.

Entretanto, é necessário que se tenha cuidado! Da mesma forma que a internet e as redes sociais podem funcionar de forma positiva quando uma empresa tem clientes satisfeitos, os clientes insatisfeitos podem prejudicar e muito a reputação online da sua empresa caso tenham sido impactados negativamente com seus produtos ou serviços.

Por este motivo, se você tem uma empresa ou ajuda no gerenciamento, é imprescindível entender os seguintes pontos que ressaltamos hoje:

Encoraje o engajamento dos clientes através das redes sociais!

É possível conquistar novos clientes através de canais de redes sociais, pois as redes sociais permitem uma grande interação da empresa com seus clientes, o que é ótimo para criar um relacionamento a longo prazo. Entretanto é importante lembrar que deve-se fornecer conteúdo de qualidade e de interesse dos clientes, para não se tornar chato e irritar seus seguidores.

Quanto mais likes, melhor!

É necessário utilizar as redes sociais para aumentar a credibilidade de sua empresa, oferecendo conteúdo relevante para seu público. Muitas empresas não fazem isso, só querem vender seu peixe, o que é extremamente chato e irritante para leitores. Procure criar conteúdos interessantes, dinâmicos e que estimulem a participação dos seus leitores através de comentários, conversas, curtidas e compartilhamentos deste conteúdo. Desta maneira não somente sua empresa estará aumentando sua presença no mundo online como aumentará sua credibilidade e fixará a marca na cabeça de seus seguidores! Além disto as redes sociais não demandam grandes investimentos e podem gerar um aumento de tráfego para seu site! Mantenha os clientes informados de seus descontos, promoções e novidades da empresa. Ofereça cupons de promoções online para atrair clientes para sua loja física e estimular a participação de clientes, tanto no meio online quanto no offline!

Saia na frente da concorrência!

A cada dia que passa empresários têm percebido a importância do meio digital e direcionado grandes investimentos para desenvolver ações de marketing que envolvem SEO, Google AdWords, redes sociais e outras formas de divulgação de produtos e serviços online. Esta é a razão pela qual grandes empresas aumentam a competitividade do mercado, saindo na frente daqueles que estão despreparados e (ainda) não apostam suas fichas no meio online.

O que muitos não sabem é que as possibilidades de se trabalhar o marketing digital são infinitas e permitem que pequenas empresas, com poucos investimentos, consigam entrar na corrida com grandes empresas. Você pode, por exemplo, utilizar a ferramenta de "Alertas do Google" para saber o que está saindo na internet sobre sua empresa e sobre os concorrentes! Desta maneira você pode adaptar suas estratégias para estar sempre a frente da concorrência e melhorar seus resultados.

Ultrapasse barreiras!

É importante entender que marketing digital não se aplica somente ao seu site. Para fazer seu negócio decolar você precisa de uma estratégia real e que possa ser posta em prática com os recursos disponíveis,que coloque em primeiro lugar alcançar os clientes potenciais e utilizar todas as ferramentas possíveis para torná-los fiéis clientes de sua empresa, engajados e defensores de sua marca.

Reputação do seu negócio é a chave de ouro!

Uma boa reputação é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Sem a confiança dos clientes nenhuma empresa sobreviverá no mercado competitivo que existe hoje em dia, pois é notável que, ao longo dos últimos anos, a reputação online das empresas tem se tornado algo cada vez mais importante.

Uma boa reputação com indicações de clientes satisfeitos ajuda a empresa a se diferenciar dos seus competidores e concorrer com grandes empresas no mercado. Mas como construir uma boa reputação online? Garanta que sua empresa se comunica frequentemente com seus clientes, seja através de e-mail marketing, redes sociais ou outros meios online e que os desejos e necessidades dos clientes sejam sempre atendidos da forma mais rápida e eficiente possível!

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